logo RCN

Escolas de Joinville recebem incentivo para fanfarras

  • Foto: Secom / Divulgação -

Convênio visa incentivar a música nas escolas e participação em competições regionais

Na última sexta-feira (20), a cidade de Joinville celebrou um marco significativo no cenário educacional e cultural, com a assinatura do Termo de Colaboração entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação (SED), e o Instituto Social Arte Maior. A parceria visa impulsionar e expandir a atividade de fanfarras em escolas da Rede Municipal de Ensino por meio do programa "Música na Escola".

O evento de assinatura ocorreu na Escola Municipal CAIC Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, no bairro Comasa, e contou com a ilustre presença do prefeito de Joinville, Adriano Silva, e da vice-prefeita Rejane Gambin. Vereadores, professores, equipe da Secretaria de Educação e membros da comunidade também se fizeram presentes na cerimônia.

Para homenagear os convidados, a Banda do CAIC, composta por talentosos alunos da escola, brindou a todos com apresentações musicais e coreografias, incluindo um corpo coreográfico, baliza e o pelotão de bandeiras.

Essa parceria inédita entre a Secretaria de Educação e o Instituto Social Arte Maior beneficiará inicialmente cinco escolas da Rede Municipal. O programa será dividido em duas modalidades: "Fanfarrinha", atendendo alunos do 3º ao 5º ano, e "Fanfarra" e prática rítmica para estudantes do 6º ao 9º ano.

A meta é formar e manter grupos de fanfarra com 40 integrantes e grupos de fanfarrinha com 20 integrantes em até 25 unidades da Rede Municipal de Ensino de Joinville, totalizando uma matrícula de 1,5 mil alunos no programa. Inicialmente, cinco escolas já estão no cronograma: EM Professor Edgar Monteiro Castanheira, no Fátima; CAIC Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira e EM Doutor José Antônio Navarro Lins, no Comasa; EM Prefeito Baltazar Buschle, no Parque Guarani; e EM Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, no Jardim Paraíso.

Para o prefeito Adriano Silva, esta parceria representa uma oportunidade única de expandir e aprimorar as fanfarras nas escolas, proporcionando mais professores, equipamentos e figurinos. Além disso, a iniciativa fortalece a tradição das fanfarras e promove a inclusão dos alunos.

"As fanfarras já são uma tradição em nossa cidade e se destacam nos desfiles. Além disso, elas representam uma forma valiosa de inclusão para os alunos, muitos dos quais encontram no esporte, nas artes, na cultura e nas fanfarras um caminho para explorar seu potencial artístico", afirmou o prefeito.

As fanfarras beneficiadas por esse convênio receberão um investimento total de R$491.699,44, financiado pelo município. Esse montante inclui a contratação de professores, coordenação e apoio administrativo, além de camisetas para todos os alunos participantes e 120 figurinos para três bandas de fanfarra. Essas bandas se preparam para levar o nome da Prefeitura de Joinville ao prestigiado Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras, uma competição regional com mais de 30 anos de tradição.

"Os professores do Instituto Arte Maior irão focar na musicalização, preparação dos alunos para apresentações e acompanhamento nas competições. Essas apresentações desempenham um papel crucial no fortalecimento da autoestima e na promoção do senso de valorização em nossos alunos", ressaltou o secretário de Educação, Diego Calegari.

Polo de Produção Musical dos Bombeiros Voluntários de Joinville promove concerto com 120 músicos Anterior

Polo de Produção Musical dos Bombeiros Voluntários de Joinville promove concerto com 120 músicos

Escolha pelo concurso público precisa envolver pesquisa e vocação Próximo

Escolha pelo concurso público precisa envolver pesquisa e vocação

Deixe seu comentário